domingo, 26 de junho de 2016

Coisas que eu queria que você soubesse (psicologia)

Gostei bastante de escrever aquele post sobre "coisas que eu queria que você soubesse" sobre ser vegetariana e resolvi escrever mais um, agora sobre ser psicóloga; pra quem tem amigo psicólogo, pra quem é psicólogo ou pra quem quer ser psicólogo hahaha.

Eu não estou te analisando o tempo inteiro, alias, nem eu nem nenhum psicólogo, porque sério, cansa. Às vezes a gente desliga...
Não, eu não posso atender seu amigo a preço de banana só porque é seu amigo. Não faço trabalho doméstico, sou profissional. Uma coisa é uma pessoa que precisa e a gente combinar um preço até que a situação mude, depois cobrar o preço normal, outra é abusar da amizade.

Eu não sou obrigada a gostar de todo mundo ou de ser a pessoa mais paciente do mundo; uma coisa é entender o comportamento do ser humano, outra coisa é gostar de todo e qualquer comportamento.

Não é obrigação a gente escolher uma linha e seguir pra vida toda. Você pode começar a faculdade gostando de psicanálise e terminar gostando de cognitivo comportamental, alias, você pode não seguir uma linha específica e se adaptar a cada pessoa, ninguém é um computador preso a um software gente. Todo mundo muda a visão de mundo, todo mundo evolui e é normal.

Sim, eu erro, e erro muito, já errei muito, já magoei muito, já fui muito magoada. Alias, eu me envolvo pelas histórias dos pacientes, crio vínculo e me importo com eles. A gente não é feito de gelo e não existe análise sem ponto de vista. A gente sempre analisa tudo a nossa volta baseado nas nossas vivências e aprendizagens! Nenhum ser humano foge disso, sendo psicólogo ou não.

Psicologia nada tem a ver com signos. Sei que pode parecer absurdo, mas tem gente que acha que tem a ver. Eu sei que signos falam de comportamento humano e psicologia também, maaas são duas coisas diferentes! Psicologia estuda o comportamento humano mas, não estuda astros e só vai perguntar a sua data de nascimento pra saber sua idade.

Ah, também alguns alertas, psicólgos não devem influenciar em escolhas políticas ou religiosas. E pra quem está se formando ou pensando em cursas psicologia: é difícil arranjar emprego. Eu sei que no geral, está difícil pra maioria das pessoas formadas ou não, quase impossível pra quem não tem amigo que indique. Mas uma dica: não existe só consultório e RH. Existem disversas áreas de atuação, e não há problema nenhum em não conseguir emprego na área de cara, só não pare de se informar, ler e estudar sobre o assunto!

E uma opinião minha é que: todos que tem a oportunidade deveriam experimentar fazer terapia, Autoconhecimento nunca é demais, não  que eu ache que necessariamente todo mundo precise de terapia; maaaas é muito legal aprender coisas novas sobre você mesmo, principalmente do ponto de vista profissional, pois se você conhece seu modo de agir e de onde vieram alguns comportamentos, fica mais fácil controlar, entender e se tornar uma versão melhor de si mesmo. Porque, só pra deixar bem claro, falar com um psicólogo não é coisa de doido, é coisa de quem quer se conhecer e se entender melhor.

Ah, e só caso não tenha ficado claro, psicólogos tem problemas como todo mundo. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário