Eu lembro que na escola, quando eu tive aula de história, os professores comentavam que a justiça e a moralidade eram formadas com o tempo, que no começo passávamos por épocas de barbárie, de "olho por olho e dente por dente" antes de a sociedade de "ajustar" e criar leis e punições "mais justas" e/ou mais cabíveis à situação.
Hoje vi novamente uma notícia de ladrão amarrado a um poste, e no Fantástico da semana passada foram entrevistados alguns meninos de grupos de dizem fazer justiça com as próprias mãos; vão atrás de ladrões e estupradores de fazem o que "a polícia não fez". Isso fora os ladrões que assaltam bombeiros enquanto eles estão salvando as vidas das pessoas da sua própria comunidade, e sujeitos à margem dizendo que nem o crime organizado é organizado mais.
E estava pensando, eu sinceramente acho que a sociedade está caminhando novamente para a barbárie, sabem aqueles livros de distopias? Então! Retrocedendo mesmo, voltando àquele caos que tem antes de haver a ordem. Voltando a "idade negra", "idade média" novamente, quem sabe?
Eu entendo que não é o caminho certo, que vai dar mais errado do que certo... Dá medo, muito medo de viver no mundo em que estamos, indo em busca de uma justiça amoral, de uma igualdade desigual, no estilo Robin Hood, e a violência, muita violência e, ao invés de militarismo, um terrorismo ou um marginalismo.
Eu espero que nenhum desses líderes comunitários leiam Jogos Vorazes e tenham ideias mirabolantes! HAHAHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário