Sinopse
O Rei do Inverno - As Crônicas de Artur - Volume 1 - Bernard Cornwell
O Rei do Inverno conta a mais fiel história de Artur, sem os exageros míticos de outras publicações. A partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos. "O livro traz religião, política, traição, tudo o que mais me interessa," explica Cornwell, que usa a voz ficcional do soldado raso Derfel para ilustrar a vida de Artur. O valoroso soldado cresce dentro do exército do rei e dentro da narrativa de Corwell até se tornar o melhor amigo e conselheiro de Artur na paz e na guerra.Sinopse retirada do Skoob, mas é a mesma de todos os sites.
Fico orgulhosa de dizer que voltei ao maravilhoso mundo dos livros no final de 2013, depois de alguns anos de recesso literário. E comecei com essa maravilha, não podia ter começado melhor!
Resolvi comprar a coleção das Crônicas de Artur por indicação da Tatiana no vídeo dela de Livros para ler nas férias. Não, eu não estou de férias, mas gosto de anotar indicações de vlogs literários :)
O livro é o primeiro da Trilogia das Crônicas de Artur, e conta a história de Artur (sério?) narrada pelo Derfel, que é um jovem escravo saxão que cresceu na casa de Merlin e se torna um dos guerreiros principais de Artur.
Só posso dizer que me apaixonei pelo livro e não me arrependo nem um pouco de ter começado 2014 com essa leitura.
A história é ótima, a narração prende por horas, o Bernard (adoro chamar os autores pelo primeiro nome, como se fossem meus amigos) detalha o que tem pra ser detalhado na hora certa, o que significa que ele não fica páginas e páginas detalhando a aparência de um personagem pra depois falar que ele tomou um copo de água; ele fala de maneira objetiva e ao mesmo tempo não deixa escapar o formato do cabelo do Artur marcado pelo capacete de batalha. Mesmo eu, que nunca fui fã de guerras/batalhas, estava ali do lado direito do Derfel nas paredes de escudos!
Bernard conta a história do guerreiro Artur, o rei que nunca foi rei, da forma mais fiel possível, e no final ele ainda faz explicações sobre escolhas de locais e personagens. O que só me fez ficar mais curiosa pra ler livros de história da época e principalmente, mais livros do autor. E olha que eu confesso nunca ter gostado de história na época de escola.
Logo no começo do livro tem um glossário dos personagens e locais, além de um mapa da época, que ajuda demais, principalmente pra pessoas perdidas com nomes, tipo eu. Confesso que a leitura me deu um trabalhinho, eu tive que procurar umas palavrinhas no dicionário, além de ficar alguns minutos tentando pronunciar alguns nomes em voz alta (sem sucesso), tipo Gwenhwyvach, que eu me contento em só falar "gwen-nhinhack" mesmo sabendo que está completamente errado.
Resumindo, gostei, já comecei a ler O Inimigo de Deus, que é o segundo da série, igualmente amando, e indico!
Nota: ✰ ✰ ✰ ✰ ✰
PS.: Imagem tirada do deviantart procurando por "read".
Nenhum comentário:
Postar um comentário