terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cabelo azul e nomenclaturas engraçadas

Lembra aquela piada ~engraçada~ dizendo que o governo ia "substituir" o RG pelo "Cadastro Único" e que todo mundo ia ter que ter um "CU" e blá blá blá. Bom, o cadastro único realmente existe, e ele se chama Cadastro único para programas sociais, e é do governo federal, mas não substituiu o RG, não é obrigatório por todo mundo e muito menos é chamado de CU, na verdade a gente chama de Cad ou de CadÚnico.

Bom, lá no meu trabalho eu preencho bastante Cad, e eles são bem longos, tem um perfil socio-economico, endereço, nome e documentação de todo mundo da família, é um trabalhinho demorado, dependendo de quantas pessoas tem na casa, pode demorar mais de uma hora, nesse atendimento, eu costumo ir conversando com a responsável familiar enquanto vou preenchendo o caderno (que reclamações a parte, deveria ser digital, né?), numa dessas eu ouço: "Mas você pode ter cabelo colorido e um monte de brinco assim? Quer dizer sendo psicóloga né.." hahahah Logo mais ela "conserta", "Quero dizer, eu sei que não influencia no atendimento nem nada, mas deve ter preconceito né?". Como sempre, minha resposta foi que não me deu nenhum problema em nenhum emprego e que nunca havia sofrido nenhum tipo de preconceito. No mesmo atendimento, algum tempinho depois, a mesma pessoa me diz "deve ser difícil fazer faculdade pra trabalhar numa prefeitura que não dá muito valor né?" Olha só! Engraçado como a mesma pessoa pode fazer dois comentários tão diferentes!

Às vezes os usuários me surpreendem :)



Por sinal, nós chamados as pessoas atendidas no CRAS de USUÁRIOS, o que sempre me dá um nó na cabeça, pois eu já logo penso em usuário de drogas, né? O mais interessante é que os usuários de drogas também são chamados de usuários e eu sempre sou obrigada a perguntar "usuário do CRAS ou de droga?" e de mentalmente pensar que são a mesma coisa hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário