quinta-feira, 1 de março de 2012

Falando de ser mãe ~pt.1

Eu sou mãe de uma menininha de cinco anos, eu tenho 23 anos, ou seja, fui mãe bem nova, mas acho que consigo fazer o necessário pra ser uma boa mãe pra Vitória. Não que eu desmereça ninguém, mas acho que no intuito de ser uma “mãe perfeita” muitas acabam pecando. A melhor mãe é a mãe que você pode ser para o seu filho, não necessariamente precisa ser rica e comprar todos os brinquedos/doces. 



Eu sou formada em psicologia, o que me ajudou a entender muitas coisas que passam com a Vitória. Mas não é preciso ser psicóloga pra saber que seus atos, principalmente junto a alguém que te tem como modelo, tem consequências, e consequências pra vida toda. E tem algumas coisinhas que aprendi sendo mãe da Vi.

 


Dizer não. Apesar de parecer difícil, não, não é. E muitas mães fariam um.favor ao mundo  ensinando essa palavrinha mágica. Confiem, ela é até mais importante que por favor e obrigada na formação da personalidade da criança.

As crianças aceitam o não, e sinceramente, elas esperam que recebam um não, colocam pais a prova pra saber até onde podem ir, elas precisam de um basta para o que fazem. Inclusive, devido a isso, já fui muitas vezes chamada de grossa com crianças. Uma vez, uma priminha da idade próxima estava em casa, e fiz a janta para ela e a Vi, servi as duas, e minha prima virou pra mim e disse “não quero essa comida, faça outra”, eu respondi a ela, com toda a minha delicadeza: “ou você come o que fiz, ou vai ficar sem janta”. Gente, um ser humano não vai morrer de fome, mesmo sendo criança, se ela tiver fome ela vai comer o que você cozinhou. No mínimo ela fala assim com a mãe e/ou pai que refazem sua comida. Isso, pra mim, é inaceitável, fazer uma janta diferente para apenas uma pessoa? O que ela vai querer depois disso? As solicitações vão aumentando, isso tem que ser cortado pela raiz, ela tem que aceitar o que tem. 


E a reação da minha prima? Ela ficou brava sim, não jantou naquele momento, e sim mais tarde, quando percebeu que eu realmente não faria um miojo pra ela. E sabe o que mais? Ela volta lá em casa vários finais de semana pra brincar. Ela simplesmente aceitou que de mim não vai ter regalias, ela sabe o limite comigo e ainda gosta de mim. Gente, dizer não a uma criança, quando necessário, não machuca e nem a faz gostar menos de você, somente serve para que cresçam.

Negociar é diferente de chantagear. Eu negocio sempre com a minha filhota. Outro dia fui na Liba com ela, comprei algumas coisinhas, e perto de chegar ao final do dia, achamos uma boneca da Sailor moon, que ela atualmente gosta muito, só que, ela também queria uns pokémons. Eu conversei com ela e perguntei se ela queria a Sailor Moon, que era um pouco  cara, e falei que poderia dar a ela, só que não teria mais dinheiro para comprar Pokémons, e perguntei se pra ela estava tudo bem ou se preferia os Pokémons.Ela disse que tudo bem e queria a Sailor Moon, e pasmem, ela realmente não pediu mais nada no dia! :) Nem sorvete nem nada. 



Agora outra situação, é oferecer doces/brinquedos/lembrancinhas pro seu filho parar de fazer birra ou gritar. Isso é completamente errado. Ele só vai aprender que quanto mais gritar e fazer birra mais coisas ele vai ganhar. Isso parece certo?

Eu não estou aqui pra dar lição em ninguém, longe de mim! Mas sempre ouvi que a Vitória é uma menina muito inteligente e educada. Lógico que sou suspeita pra elogiar minha filha! Ahhaha Mas acredito que até o momento estou fazendo meu máximo pra ser uma boa mãe pra ela :)



<3

4 comentários:

  1. "Agora outra situação, é oferecer doces/brinquedos/lembrancinhas pro seu filho parar de fazer birra ou gritar. Isso é completamente errado" rs.

    Eu adoro a educação que a vitória tem! :D
    Fazia as mesmas coisas com a minha prima e o mais importe, que os pais nao faziam, conversava com ela.
    Crianças entendem sim e ela resolveu a birra dela , ali cmg mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to bem feliz com a educação dela também :) ahhaha Mas foi bem difícil algumas vezes, porque tem muita gente que mimava demais aqui em casa, mas eu resolvi tudo na conversa também!

      Excluir
  2. A vii é super educada e fofa e vc educa ela muito bem amor , eu sinceramente fico impressionado! Tem mães que oferecem doces/ brinquedos e bibibi pra criança parar de fazer birra ou chorar como a Camila disse. Essas atitudes fazem com que a criança cresça respondona e birrenta.

    ResponderExcluir