domingo, 29 de dezembro de 2013

Retrospectiva literária de 2013

Resolvi fazer uma retrospectiva diferente, já que da faculdade pra cá sou apaixonada por leituras e inspirada pelo recente término de "As Aventuras de Sherlock Holmes" decidi fazer uma breve listinha do que li pra não esquecer.




Fico envergonhada de comparar o último ano de faculdade, que mesmo com tarefas infinitas de conclusão de curso, consegui ler e fazer uma mini apostila de mais ou menos 10~15 livros em alguns meses, enquanto que no ano de 2012 não me recordo de ter lido nenhum livro na íntegra, e agora o de 2013 tendo começado vagarosamente :~ Só pra me animar e terminá-lo correndo atrás do prejuízo e começar 2014 muito bem:

~ O Menino do Pijama Listrado
Comecei em maio e estiquei adiando pra terminá-lo em meados de Setembro. Procrastinei e assisti o filme em Outubro (talvez Novembro); Contudo fiquei feliz em ter escolhido ver o filme apenas depois de ler o livro.

O livro é fininho e dá pra ler rapidinho se não adiá-lo como o fiz... O personagem principal é de uma doçura e inocência imensa que cativam rapidinho, o motivo de ter ficado feliz de ler o livro primeiro é esse, pois o ator escolhido no filme não me cativou nem metade do que o Bruno do livro, pena. Mas o filme também é bonzinho de assistir, tipo sessão da tarde pra passar o tempo mesmo.

~Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor
Não lembro quando li esse ano, mas o vi na minha prateleira, ainda no plástico e resolvi dar umas folheadas. Também não me recordo se o li na íntegra. Sou estudante de Neuropsicologia e me pareceu muito superficial, mas talvez possa ser mais interessante para leigos, mas dou crédito ao livro, é similar ao que Winnicott fazia ao falar de maneira popular sobre medicina e pediatria pra disseminar o conhecimento... Ela escreve como se fosse um capítulo curto, de uma ou duas páginas cada, talvez o intuito dela seja que se leia uma página por dia, e não foi bem o que eu fiz, talvez por isso não me pareceu muito interessante, talvez fosse melhor aceito se eu o fizesse.

~ Um Antropólogo em Marte
Continuei logo depois de terminar o anterior, mas não me recordo em quando comecei a lê-lo, foi na minha Oliver Sacks Fever. Logo depois de ter lido "O Homem que confundiu sua Mulher com um Chapéu" e "Vendo Vozes" talveeez em 2011 ou 12, mas também não lembro porque parei de ler. E antes de terminá-lo, assisti "Em Chamas" no cinema e resolvi ler a série inteira e adiá-lo mais um pouco; concluindo em 21/12...
Mas é uma delícia de ler, quando eu crescer quero escrever que nem meu amiguinho Oliver (quem dera ser meu amigo HAHA). Ele sempre conta de casos dele, então são infinitamente interessantes pra mim já que é a área que mais gosto e que planejo seguir profissionalmente, mas eu recomendo a leitura a qualquer um.

~ Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança
Li os três de Sexta para Segunda e recomendo a leitura! Eu falei brevemente deles aqui.
Os três são ótimos, a leitura é leve, livro pra adolescentes até, mas cheeeeio de críticas sociais, políticas; a autora não faz delongas para explicar o que é importante, os personagens principais são ótimos, Katniss é um exemplo de mulher a seguir quinhentas mil vezes melhor que a personagem principal que as adolescentes de hoje amam, o Peeta é apaixonante... Bom, o livro é no geral bem gostoso de ler, acho que disse algo parecido no post que linkei, mas eu realmente gostaria de abordar várias temáticas dele numa sala de aula com adolescentes entre 15~17 ou num primeiro ano de faculdade de psicologia! :3

~ As Aventuras de Sherlock Holmes
Comecei na madrugada de sábado, 21/12, terminando na tarde de domingo, 22, que começou chuvosa e terminou ensolarada. Estranhos os detalhes sobre data e como estava o tempo? Depois de ver um vídeo da blogueira Melina resolvi começar a anotar isso também na contracapa desse livro, uma graça lembrar de quando comecei, deve ser tão nostálgico quanto ler alguma anotações que fazia em livros antigos da faculdade!
Voltando a falar do livro, ele é uma delícia, nada menos do que o esperado, acabei ele rapidinho, porque além de relativamente curto, é uma delícia e a leitura flui. Fiquei com uma vontade imensa de comprar aquele box com tudo e mais um pouco sobre ele, tipo momento histórico, glossário, biografia do autor e tal. Ou seja, eu recomendo, até porque, eu sempre recomendo um clássico!

~ A série: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Esses eu li na última semana, achei que ia ler rapidinho porque os cinco livros são bem fininhos, mas acabei demorando um pouco. A história é meio nonsense, cheio de reviravoltas que, quando você acha que entendeu o que aconteceu não tem muita certeza, cheia de metáforas e humor cítrico inglês do jeitinho que eu A-M-O.
Só pra deixar claro, quando eu defino mentalmente humor cítrico eu penso naquelas coisas que só gente bem séria, crítica e chata dá risada porque simplesmente odeia besteirol e piadas sobre pinto, gordos, gays e coisas nojentas (tipo humor americano), ou seja, humor cítrico, pra mim, é aquele humor de gente que se acha inteligente zoando gente que ele considera burro; que é o meu tipo de humor! (Porque sim, eu me acho inteligente HAHA)
Bom, eu amei, simplesmente amei a série, estou morrendo de vontade de colocá-la para uma releitura no ano de 2014, só pra ver se eu acho que entendi mais alguma coisa!

Enchi o volume cinco de post its com as partes que eu gostei mais, e coincidentemente foi o volume que gostei mais (até ele acabar e deixar aquele vazio...).



~

Termino minha retrospectiva hoje, porque eu tenho quase praticamente absoluta certeza pelo meu ponto de visto da meu universo que não se move no tempo ao contrário que não vou terminar mais nenhum livro que eu possa começar no dia de hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário