sábado, 1 de junho de 2013

Vícios

Odeio frases clichê, mas há uma linha tênue entre paixão e vício.

Sabe, qualquer coisa que dá prazer ao homem pode se tornar um vício, não só os mais conhecidos alcoolismos e usuários de drogas, mas qualquer coisa que te faz bem pode se tornar um vício. Chocolate é gostoso, mas imagina se você ficasse o dia inteiro comendo chocolate e não saísse, estudasse ou trabalhasse? Além das óbvias consequências a sua saúde, provavelmente ficaria sem amigos, sem namorada e talvez até sua família desistisse de te ajudar se fosse um problema bem sério.

É isso que acontece com qualquer coisa. Se for dosado e não afetar outras áreas da sua vida de modo a prejudicá-las não se torna vício. Uma colega de trabalho minha tem nove gatos, isso mesmo nove, mas em nenhum momento em que conversei com ela pareceu que eles prejudicavam outras áreas de sua vida, com certeza afetam, pois são muitos gatos, provavelmente uma grande parte de sua renda é gasta com isso, mas nem por isso ela deixa de cuidar dela mesma e frequentemente fala com muita ternura de seu filho, e obviamente, se é minha colega de trabalho, isso não afetou sua vida produtiva. Então, apesar de ser um vício não se tornou uma doença propriamente dita.



Cabe a cada um conseguir olhar pra si mesmo e se auto julgar e perceber se os vícios e paixões prejudicam outras áreas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário